sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Série: Eleições 2014 - Foco no legislativo!

Antes de começar, queria deixar claro que não pretendo diminuir a importância do poder executivo. Contudo, um dos nossos erros durante o processo eleitoral, é focar apenas nos votos à presidente, à governador e à prefeito e negligenciar os cargos do legislativo.

Este erro nos traz consequências terríveis por dois motivos:
1º) Ao legislativo compete formular as leis (cejura????) que guiarão o modo como o executivo deve trabalhar. Logo, são os parlamentos que definem as regras do jogo. E nós sabemos que a chave para alterar o que está errado em nosso protótipo de país é mudar a lógica de como ele funciona. Portanto, o legislativo deveria ser a prioridade de nossas atenções numa eleição!
2º) As discussões na mídia e em nosso cotidiano, o nosso sistema político como é atualmente e a própria quantidade de candidatos e de cargos disponíveis fazem com que a eleição do legislativo seja MUITO mais difícil de se acompanhar e de se valer de estratégia política. E tudo aquilo que se controla menos e se percebe com menos detalhes torna-se um lugar perfeito para que surja os mais escusos interesses. E, se o executivo às vezes prejudica os avanços da conquista de direitos para a comunidade LGBT, o legislativo faz isso muito mais e de uma forma muito mais difícil da gente intervir.

Assim, ao escolher o nosso candidato a deputado estadual e a deputado federal, é preciso conhecer muito bem as coligações em nosso estado e em esfera federal respectivamente, pois, se o nosso candidato estiver numa coligação com outros políticos que sejam claramente nossos adversários, corremos o risco de ajudar a eleger também a corja que irá nos prejudicar (para saber mais sobre este tipo de estratégia política, consulte a já recomendada Cartilha LGBT Eleições 2014 no capítulo intitulado "Quociente Eleitoral" e nas primeiras páginas da parte "Congresso x Partidos").

Reduzir as pressões contrárias a nós nos parlamentos seria algo extremamente fantástico e nos permitiria dar um salto em nossas conquistas.

*****************************************************

Outros textos desta série que já foram publicados:

Série: Eleições 2014 - Introdução
Série: Eleições 2014 - O perigo do voto nulo
Série: Eleições 2014 - Estratégias no primeiro e no segundo turno
Série: Eleições 2014 - Dilma JAMAIS!
Série: Eleições 2014 - Marina JAMAIS!
Série: Eleições 2014 - Aécio JAMAIS!

8 comentários:

  1. ESte, talvez seja o erro mais grave do eleitor brasileiro, não se aperceber da importância do legislativo. Vota-se em qualquer um, sem compromissos e sem percepção. Vota-se em candidato do executivo e vota-se em um candidato do legislativo de oposição ... não consigo entender esta lógica ... complicado isto.

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente com vc! deveriamos escolher muito bem os legislativos, incluindo ai os vereadores, para que as leis funcionassem, até votamos bem, mas depois não acompanhamos, não cobramos.... o problema é que o executivo - que assina os cheques - mantém os maus congressistas (corruptos) reféns... esta semana mais um escândalo , de como se usou o caixa da Petrobras para aprovar projetos de interese do governo... ai me saco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sistema de escolha do legislativo é todo bagunçado. então tem que ter atenção em dobro pra gente não ficar refém dos mesmos caras de sempre que não deixam as coisas avançarem...

      Excluir
  3. Eu arrisco a dizer que 99% dos eleitores brasileiros,não fazem a mínima ídéia dos candidatos ao legislativo em que votaram. A mídia e o sistema educacional brasileiro contribuem significativamente para perpetuar esse cenário. Muitos brasileiros se que fazem ideia que que o brasil é composta por três poderes e suas respectivas funções. As vezes eu até questiono o porque da existência do congresso nacional, em todas as eleições o foco sempre se volta para o executivo, como se o presidente da república fosse resolver todos os males do brasil. Eu gostaria muito de viver em um sistema parlamentarista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preferiria viver num sistema presidencialista que não tivesse essa bagunça toda no legislativo...

      Excluir
  4. pois é, tem nem o que acrescentar, eu escolhi os meus com bastante cuidado este ano, fiz uma lista, já tirei, já coloquei outros, para avaliar com cuidado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou nessa de ter bastante cuidado. Estou deixando a decisão em aberto até o último momento, mas já tenho meus planos A, B e C mais ou menos definidos... rsrs

      Excluir

Related Posts with Thumbnails